quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Você é preconceituoso?



Depois que descobri o Twitter, fiquei TÃO preguiçosa... os 140 caracteres me deixaram mal acostumada e acabei deixando um pouco/muito este "meu cantinho" de lado.
Ainda há pouco, tentava tuitar e me toquei de que em vez de tentar condensar as ideias em 140 caracteres, coisa que não estava conseguindo, rsrs poderia fazer um post!! Yes!!! Ei-lo. :)=

Estou acompanhando deste cedo o assunto do dia no Twitter: o "showzinho" que a "Rainha dos Baixinhos" deu, quando sua "cria" Sasha foi bombardeada pelos usuários do microblogging ao escrever a palavra cena com "S". O maior #mimimi. rsrs


Tudo bem que o que entrou em discussão foram os argumentos da mãe ofendida. Que se diga de passagem: PÉSSIMOS!!! No entando, outra questão me chamou a atenção: O preconceito linguístico. Mas o que é isso????


Explicando: "É uma forma de preconceito a determinadas variedades lingüísticas... a noção de correto imposta pelo ensino tradicional da gramática normativa origina um preconceito contra as variedades não-padrão". Via Wikipedia.


Em outras palavras, se você fala ou escreve "errado", sofre preconceito linguístico. Acredita? Quem sofre ou já sofreu este tipo de preconceito sabe do que eu estou falando.


Cometer um desvio ou outro da norma culta, vez por outra, até especialistas no assunto o fazem. Normal. No entanto, quando se usa uma rede de relacionamentos para divulgar suas opiniões, ideias, agendas, ou seja lá o que for, é preciso ter um cuidado redobrado. Sair teclando qualquer coisa e achar que ninguém vai notar é pura ingenuidade para não dizer outra coisa.


Eu, não raras vezes, já joguei na lixeira um tweet que saiu com erro de digitação ou até mesmo com um "errinho" básico de língua portuguesa. Acontece com todo mundo!! Porém é preciso ter tolerância com pessoas que não dominam a língua pátria. Se o incomoda ver pessoas escrevendo "errado", pare de segui-las. Simples assim. Unfollow nelas.


O que me assusta é o preconceito linguístico que se espalha pelo Twitter, por meio algumas pessoas que se consideram catedráticos no assunto. E não são!!!!

Quantas e quantas vezes, já detectei um desvio da norma culta de alguém que eu sigo e nem por isso o que ele/ela escreveu perdeu credibilidade. Acontece!! E o pior é que nem podia dar um toque por DM (Direct Message) porque a pessoa não me seguia e não ficava de "bom tom" mandar um tweet "apontando" a falha.

Diferentemente, minha paciência se esgota, vai pro espaço mesmo, quando pessoas escrevem em miguxês ou similares. Neste caso, tolerância zero.!!! Optar por escrever desta forma, é lamentável...


Por outro lado, não dá pra ficar irritada com quem teve um ensino deficitário, veio de uma família com poucos recursos, onde trabalhar era mais importante que estudar, pois só assim haveria comida no prato. Como não conheço a história de vida de algumas pessoas, não fico alardeando aos quatro ventos que fulano ou sicrano não dominam a língua portuguesa e tecendo comentários como se eu, por ter me formado em Línguas, pudesse me considerar um ser superior.


Aos 42 anos aprendi que sou ignorante em várias áreas. Se converso com um pescador, vejo que não sei nada de maré, lua, embarcação e aprendo demais.

Somos assim deficientes em umas áreas, autossuficientes em outras, somos humanos, limitados, dependentes uns dos outros. Pra que tanta arrogância?

Combatemos tanto o preconceito de cor, raça, religião... e disseminamos o preconceito linguístico? Que tal sermos mais tolerantes??

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Dicas de Blogger

"Parabéns pra você, nesta data querida..."





Pois é, o Dicas de Blogger está completando 2 aninhos, e quem ganha o presente somos nós!! Isto mesmo. Somos presenteados todos os dias quando acessamos este blog que é tudo de bom e mais um pouco. rsrs
Quem tem um blog provavelmente já deve ter acessado "n" vezes as dicas da Juliana Sardinha. Se você está começando a blogar agora, encurte caminho e acesse agora mesmo as dicas preciosas que ela dá. Pra que ficar gastando um tempão percorrendo outros sites, se você encontra tudo que de precisa pra blogar num só lugar? ;)
Se pintar aquela dúvida: "Os termos usados devem ser técnicos demais, não vou conseguir entender nada". Lamento informar que você está redondamente enganado. A forma clara com que os artidos são escritos facilita, e muito, o entendimento. E ela ainda consegue a proeza de agradar a blogueiros iniciantes, como eu, e a blogueiros com um tempinho/tempão de estrada.
Agora você já deve ter mudado de opinião, tenho certeza!! Isso mesmo estou mostrando pra você o caminho da mina. Só pra aguçar sua curiosidade selecionei alguns posts que TODO mundo deveria ler antes de ser aventurar pela fascinante globosfera. E pra facilitar sua vida, estão todos linkados!!
E isto é só o começo. O DB (Dicas de Bloger) possui 475 artigos com nada mais, nada menos que 8.916 comentários!!! Números prá lá de significativos. Não acha?
Espero que, com estas dicas, em contrapartida, você, leitor, nos presenteie com textos deliciosos de serem lidos. Combinado?