quarta-feira, 8 de abril de 2009

Torta capixaba com bacalhau e repolho


Percebi que várias pessoas estavam acessando meu blog procurando a torta capixaba com bacalhau e repolho. Então, pedi socorro pra sogra. rsrs Ela me passou por tel a receita que sua mãe, vovó Xandoca, um amor de pessoa, ensinou a ela. Rápida, muito simples e BEM mais barata. Fica uma delícia tb!!!




Torta Capixaba da Vovó Xandoca

Ingredientes:
1 kg de bacalhau;
1 repolho médio;
1 kg de palmito;
2 latas de atum ralado;
2 cebolas médias;
Azeitonas;
Alho a gosto;
Azeite;
8 ovos;
Sal a gosto;
1 pitada de canela (segredinho) rsrs e
1 pitada de pimenta-do-reino.


Modo de preparo:
1. Deixar o bacalhau na água para retirar o excesso sal.
2. Fervetar o bacalhau e defiá-lo. Reservar.
3. Ralar o repolho e cozinhar com um pouco de sal. Reservar.
4. Cortar o palmito em pedaços bem pequenos e tb cozinhar com um pouco de sal.
5. Misturar o repolho e o palmito e espremer para retirar toda água. Esta mistura deve ficar bem sequinha. Junte-a ao bacalhau desfiado deixando a mistura homogênea.
6. Em uma panela , colocar o azeite, 1/2 cebola cortada em pedaços bem pequenos, o alho e sal a gosto e se necessário, levar ao fogo até a cebola ficar douradinha.
7. Acrescentar o bacalhau, o palmito e a cebola. Misturar bem.
8. Acrescentar Sazon vermelho, duas latas de atum ralado e cebola picada.
9. Continuar mexendo até a mistura ficar bem sequinha.
10. Colocar a pitada de canela em pó, pimenta-do-reino, mais cebola picada, azeitona, azeite a gosto (sem exagero para não ficar muito úmido) e 4 ovos batidos. Retirar do fogo somente depois que a mistura ficar bem sequinha.
11. Untar um refratário ou tabuleiro com azeite e colocar a mistura nele. Aqui tem um segredinho. Com o auxílio de uma colher, pressionar a mistura. Ela deve ficar bem compactada, prensada no tabuleiro.
12. Bater bem 4 ovos, jogar sobre a mistura (os ovos batidos devem ficar em cima da mistura, por isso que é importante, a mistura ficar bem prensada), decarar com cebola em rodelas e azeitona e levar ao forno brando por aproximadamente 25 minutos. Rende aproximadamente 6 porções.

Bom apetite!!!
Um excelente feriadão!!!

14 comentários:

JEAN 10 de abril de 2009 15:40  

Moro em Linhares/ES !!!

elisa rocha 10 de abril de 2009 17:17  

obrigada Jean, estou aqui na França é tive duvidas em como fazer uma boa torta, sua receita muito me ajudou, ele é otima e barata, ideal por uma grande familia ou guando desidimos de fazer no ultimo momento, superrr

Maressa 10 de abril de 2009 17:30  

Meu bem vc salvou minha pascoa!!!estava na duvida dos ingredientes para fazer a torta tinha esquecido....entaum entrei aki no site vi e adorei sua receita vou fazer no domingo de pascoa.....obrigadooo e um grande abracO...FELIZ PASCOA!!!!Maressa Goncalves moro na Italia..

elisa rocha 10 de abril de 2009 17:36  
Este comentário foi removido pelo autor.
elisa rocha 10 de abril de 2009 17:45  

OBS o Athum retira o gosto do bacalhou, conselho de quem gosta de bem comer, é melhor nao colocar si nao fica uma torta o Athu, abraços

Mary 10 de abril de 2009 22:25  

amiga, estes teus posts com receitas me dão a maior água na boca.. esta receita pareceu maravilosa, vou tentar encontrar os ingredientes e fazer aqui um dia destes, depois te conto como ficou.. hehehe.. bjoks mil e uma ótima e abençoada Páscoa pra vc miga, coma chocolates por mim.. hehehe..

Lucy Lordelo 14 de abril de 2009 10:19  

Obrigada, Jean, Elisa e Maressa, pelos comentários. Q bom q pude dar uuma mãozinha. rsrs
Um grande abraço.

Daniel Costa 16 de abril de 2009 00:37  

Lucy

Capixaba, é a primeira vez que vejo no nome. No entanto lendo lendo a receita, fom com água na boca. Da cozinha creio não passar de bom grumete, porque não ajeito para cozinhar. Também gosto de comida bem confeccionada. Não precisa ser alta, gosto de fazer da refeição, como que um ritual.
Daniel

webdigitaleducator 22 de julho de 2009 21:05  

Hmm, eu vou passar esta receita para o pessoal lá de casa fazer. Adoro comida regional. Infelizmente, na minha cidade, Criciúma, não temos opção de desfrutar da culinária capixaba.

Muito bonito o teu blog. Prazer em conhecê-la!

Um grande beijo,
Prof_Michel

brasucarr 20 de outubro de 2009 19:07  

valeu amigo sou de lisboa pt estou pelo menos 8 anos sem comer esta torta que eu adoro, mas logo que vi sua receita nao pus o atum derivado o bacalhau ser muito barato aqui em lisboa e o atum sobre sai mais em qualquer prato.
cumprimentos
marco mendes e familia

Márcio 1 de abril de 2010 19:15  

foi muito bom aprender com vc. foi a minha primeira de muitas que virão. FELIZ PASCOA E BOM DOMINGO COM A CRISTO EM VOSSAS VIDAS.

Cleane 18 de abril de 2011 19:04  

Adorei a receita. Vc sabe como fazer a torta capixaba só com palmito e bacalhau?? sem o repolho??? me manda por favor..

Cléo Mansk

Lucy Lordelo 21 de abril de 2011 12:28  

Cléo, obrigada por visitar meu blog. rsrs A receita me foi dada pela minha sogra, gostei do sabor e postei aqui. Não sei outra receita sem este ingrediente. Mas garanto q nem parece que tem repolho misturado e fica uma delícia. Bjinhos.

luiza 22 de abril de 2011 09:43  

obrigada...gostei, é simples e fácil.

Postar um comentário

Selinhos...

Selinhos...

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO